Imagem em destaque

Imagem em destaque
Panorâmica de Maragogipe

sábado, 5 de julho de 2025

TEXTO PREGÃO 2025


 

PREGÃO

 




O PREGÃO DA FESTA

e sua história

 

 

 Para a V.I. Irmandade de São Bartolomeu de Maragogipe.

 

Hoje, primeiro sábado do mês de julho do ano de 2025, uma vez mais, está sendo divulgado o Pregão da Festa de São Bartolomeu de Maragogipe 2025. Considerando que muita gente desconhece a história deste evento aqui segue uma rápida explicação sobre o pregão que se repete em Maragogipe há tantos anos.

Primeiro devemos considerar que os tais pregões eram realizados na Europa muito antes da idade Média. Era uma forma de comunicação pública, pois na época não existia imprensa. Devemos levar em conta que essa foi uma tradição trazida para cá pelos exploradores portugueses e que com pequenas modificações chegou aos nossos dias.

 Os pregões eram realizados por uma pessoa ou grupo de pessoas que fantasiado, inclusive caretas, para chamar atenção e acompanhado de instrumentos de percussão se dirigia aos locais de maior frequência de pessoas para falar em voz alta os anúncios e notícias que diziam respeito ao interesse dos vilarejos, das vilas, etc. Era assim que toda vez que fosse preciso a divulgação de: normas e regulamentos; alertas de perigo; anúncios de festas e celebrações religiosas; e, até quando era preciso o anuncio pela igreja das indulgências saia um pregão.

Apesar do papel de relevância os pregões sofriam crítica, pois não atingiam a toda a população com a originalidade da notícia ou informação possibilitando distorção das informações transmitidas ao passar de uma pessoa para outra já que o pregoeiro não falava a todos diretamente. Com o advento da imprensa a forma original dos pregões sofreu modificações e passou-se a produzir um impresso que é distribuído a todos com a vantagem de poder ser guardado e lido quantas vezes possíveis até o entendimento.

Assim, aí temos um pequeno relato da origem do “pregão de festa” que em Maragogipe mantem a tradição e é preservado com muito carinho, porque diz respeito à Festa do nosso INCLITO PADROEIRO SÃO BARTOLOMEU, a quem devotamos amor e fé, um Patrimônio Imaterial que herdamos dos nossos antepassados.

            SALVE SÃO BARTOLOMEU!

                                                                        Por Benedito Jorge C. de Carvalho

Maragogipe(BA), 05/jul/2025.