Recordação de velho São João
Já vai longe a memória dos antigos São João de Maragogipe. Era uma festa de padrão maragogipano. As casas abertas, fogueira queimando na porta, dentro de casa a alegria e aquele ambiente camaradeiro próprio dos moradores da velha cidade. Era assim.. De vez em quando um grupo gritava à porta:” São João passou por aqui?” E prontamente alguém gritava lá de dentro: “Entre” então, comia-se e bebia-se à vontade.
Certa feita um grupo de amigos saíu festejando o São João e, no início da noite, em algum ponto da cidade, soltaram uma espada que atingiu a rede de distribuição de energia elétrica causando falta de energia em toda cidade. Mesmo com a cidade às escuras, o grupo continuou visitando as casas. Foi daí que entraram em uma casa na Rua dos Quebrados, comeram e beberam e ao saírem encontraram armada uma fogueira na porta do vizinho ao lado. Tiveram a idéia de desarmar a fogueira da porta de um e armar na porta do outro e depois de feita a lambança, acenderam a fogueira e afastaram-se para ver o resultado da brincadeira. Não sabiam que os vizinhos eram inimigos mortais como se dizia na época. O resultado foi que se formou entre as duas famílias a maior confusão quando perceberam a fogueira queimando. O resultado foi que quase termina em tragédia.
Ainda hoje quando se encontram os amigos do grupo lembram do acontecido e riem da situação, mas na época deu prá preocupar.
Viva São João!
Maragogipe,jun/2020/bj