O Maestro Alípio Pereira Rebouças (1851-1915) e sua esposa Anna Isabella Rebouças. Fotografia do final do Século XIX. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
Alípio Rebouças foi um compositor, professor, flautista e saxofonista baiano. Membro da prestigiada família Rebouças de Maragogipe, Bahia, Alípio era primo dos Engenheiros André Rebouças e Antônio Rebouças.
Junto de seu Pai José Pereira Rebouças e seu irmão Luís da França Pereira Rebouças da Cruz, estudou música na Europa, passando por Paris, Roma, Nápoles e Milão.
Alípio Rebouças foi um dos primeiros saxofonistas do Brasil, sendo aluno do prestigiado maestro Rossini. Se casou com a jovem italiana Anna Isabella em 1865. De volta ao Brasil trabalhou como flautista na Banda de Música do 110° Batalhão da Guarda Nacional.
Como instrumentista foi muito apreciado pelo Maestro Carlos Gomes, quando levou a Ópera "O Guarani" para Salvador.
Fez parte do grupo que, com Adelelmo Nascimento, viajou até ao Pará, com uma companhia lírica
Como Compositor escreveu: seis missas festivas e uma de requiem; diversos dobrados. ; Maracatus e polcas. Lecionou em colegios particulares, assim como a Filarmônica Carlos Gomes, e a Orquestra da cidade Itaparica. Fonte: Artistas Baianos. Manuel Querino