Imagem em destaque

Imagem em destaque
Panorâmica de Maragogipe

sábado, 18 de junho de 2022

CORPUS CHRISTI UMA TRADIÇÃO EM MARAGOGIPE

Para Sócrates e todos os membros da Irmandade do SS. Sacramento 

A expressão CORPUS CHRISTI é de origem latina e significa "Corpo de Cristo". A Igreja Católica a instituiu como uma data móvel celebrada sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, considerando que segundo a igreja foi nessa data que Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia e a CNBB diz que no Corpus Christi se faz a celebração da “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho” da eucaristia.

Através de bula papal, de 8 de setembro de 1264, o Papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi. Na mesma ocasião instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Segundo alguns biógrafos o papa designou o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1225-1274) para redigir um rito ("ofício") para a celebração da data. Todavia, com a morte do Papa Urbano IV a celebração de Corpus Christi só foi confirmada pelo Concílio de Vienne, no ano de 1311.

Em Portugal, essa celebração é chamada "Corpo de Deus", sendo comemorada com procissão pelas principais ruas como acontece entre nós, já que o costume foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Aqui ocorre ainda o costume, em algumas cidades, de adornar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais para a passagem da procissão do “Corpo de Deus”.

Em nossa cidade de Maragogipe a tradição de Corpus Christi data de 1728 sempre  patrocinada pela Câmara de Vereadores, que na época chama-se Conselho Municipal,  que custeava a solenidade, inclusive providenciando a expedição dos convites para as Vilas vizinhas participarem das festividades, enquanto que a Irmandade do SS. Sacramento era encarregada de toda a organização do evento.

Pelo longo caminho histórico dessa celebração em Maragogipe é bom que não se perca de vista a grandeza da celebração e o seu valor para as tradições locais, cabendo aos jovens dar continuidade a tão cara manifestação religiosa como vem fazendo o grupo atual à frente da Venerável Irmandade do SS. Sacramento. Sigam em frente!

LSNSJC!

Benedito Jorge C. de Carvalho