Imagem em destaque

Imagem em destaque
Panorâmica de Maragogipe

quinta-feira, 12 de maio de 2022

NAVIO MARAGOGIPE



Construído na Alemanha em 1962.

Fez o transporte entre a Capital e a cidade de Maragogipe por mais de 35 anos.

Capacidade de transportar 600 passageiros.

Comprimento de 46,15 m e pesava 364,7 ton.

Tempo de atividade na linha de 1962 a 1997.

A história do transporte em Maragogipe  deve ser dividido em antes e depois do Maragogipe.

Substituto do navio da linha Cachoeira x Salvador que atracava em Maragogipe em dias alternados.

Os navios da linha de Cachoeira paravam no local Ponta do Ferreiro e de lá os passageiros eram trazidas de canoas, pois não tínhamos ponte de desembarque.

Em 1º/07/1890 foi construída a primeira ponte de desembarque de passageiros na cidade e era de madeira.

Em 24/08/1949 finalmente Maragogipe inaugurou a ponte de concreto que está ai até hoje.

Foi doado ao município pelo Governo do Estado da Bahia (2001). Não houve interesse da Prefeitura e foi devolvido ao Governo do Estado que resolveu leiloá-lo tendo sido arrematado por 204 mil reais. Atualmente está apodrecendo na Baia de Aratu depois de prestar relevantes serviços às populações de varias localidades do recôncavo.

O navio Maragogipe incorporou-se à vida das pessoas por prestar um serviço de transporte seguro e barato.

Depois que a Baiana desativou a linha de Cachoeira  os moradores de Maragogipe, São Roque, Enseadinha, Cairu, Barra do Paraguaçu  e outras foram servidos por pequenas lanchas a exemplo da Marina, Biônica, Cavalo Marinho, e outras.

O navio Maragogipe deixou de ser o principal meio de transporte entre Maragogipe e a Capital do Estado depois da inauguração da estrada de Maragogipe para São Felix em 1965. A estrada de rodagem também contribuiu para o quase desaparecimento de outro meio de transporte tradicional da região os saveiros de vela de içar.