Imagem em destaque

Imagem em destaque
Panorâmica de Maragogipe

sexta-feira, 27 de maio de 2022

HERÁCLIO PARAGUAÇU GUERREIRO


 Heráclio Paraguaçu Guerreiro nasceu na cidade de Maragogipe em 13 de março de 1877 e faleceu na mesma, em 19 de maio de 1950. Filho do Coronel João Primo Guerreiro e da dona de casa Leonídia Hermelina Guerreiro, ingressou na escolinha de música da Filarmônica Terpsícore com 12 anos de idade, onde discretamente começa a aprender a arte musical contrariando a vontade de sua família. Seu aprendizado musical se deu com a caixa como instrumento de iniciação. Depois de um ano de participação na escola logo começou a se destacar. E aos 18 anos, fundou o grupo “Harpa Mariana” de quem foi regente. O potencial autodidata de Heráclio cedo começa se destacar e ele passa a ser admirado, até que, com a doença do Maestro Teodoro Borges ele passa a regente da Terpsícore Popular e tem início as suas composições que durante sua atuação como maestro chega a mais de 500 entre dobrados, marchas, passos sinfônicos, jaculatórias e a famosa novena ao Santo Padroeiro de Maragogipe, São Bartolomeu.

Além de musicista o Maestro Heráclio Guerreiro foi funcionário público, poeta, jornalista e dramaturgo, escrevendo peças teatrais que fizeram bastante sucesso no recôncavo baiano. Suas composições enriquecem o acervo musical do recôncavo colocando Heráclito Guerreiro em lugar de destaque entre os mais renomados compositores da história da música dessa região.

A Filarmônica Terpsícore Popular de Maragogipe, fundada em 13 de junho de 1880, destaca-se como uma das mais importantes filarmônicas do recôncavo com vários títulos nos festivais de filarmônicas. Nesses festivais a Terpsícore é octacampeã, sendo  Tricampeã do Estado da Bahia e Pentacampeã do Festival de Filarmônicas do Recôncavo da Bahia, realizados na Cidade de São Felix.

A história da filarmônica Terpsícore Popular em muitos aspectos se funde com a história do seu maior maestro: Heráclio Guerreiro. Graças ao talento de Heráclio Guerreiro e o número elevado de composições do mesmo a Terpsícore ganhou destaque sendo premiada em diversas ocasiões como já foi dito e entre essas composições duas foram premiadas na Alemanha: Canção do Saara e Rabi da Galileia, consideradas exímias obras de arte.

                                                                     Por Abílio Ubiratan

                                                                                Agosto/2021